quarta-feira, 12 de maio de 2010

TECNOLOGIA EDUCACIONAL


A coordenação de Tecnologias desempenha um papel fundamental na construção da aprendizagem dos educandos, utilizando uma ferramenta importante neste processo, o Projeto Lego Educacional leva o professor a utilizar o “aprender fazendo”, aplicando o material didático de apoio na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.
Tem como metas: - Promover visitas de assistência técnica aos computadores e laboratórios escolares.
- A formação continuada dos professores do Projeto de Tecnologia Educacional Lego e do curso básico aos alunos do 9º ano
- Organizar o “II Desafio de Robótica”
- Organizar a “I Exposição de Lego Educação Infantil e Ensino Fundamental I, integrando as escolas da rede.
II DESAFIO DE ROBÓTICA
          Nesta segunda edição a temática será o Sumô de Robôs. A finalidade é proporcionar ao aluno uma iniciação na área de Robótica, aprendendo como construir e programar robôs para agirem de forma autônoma. Pretende-se ainda envolver interdisciplinarmente as disciplinas de matemática, ciências e Educação Física.

CAPACITAÇÃO COM PROFESSORES DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

         No dia 27/01/2010,  foram feitas apresentações entre os novos professores de tecnologia educacional e  foi entregue uma pasta com o material didático lego educacional. Neste encontro foi desenvolvida uma atividade de reflexão sobre a prática didática. Em uma folha, os professores de tecnologia educacional, responderam a seguinte pergunta: Quais são suas expectativas a respeito do projeto lego educacional para o ano 2010?


       Na segunda capacitação ocorrida no dia 03/02/2010, foram envolvidos somente os professores de Robótica, no qual foi passada a metodologia, com prática na construção e programação de robôs.

       Tal análise proporcionou algumas reflexões e sugestões para esta coordenação. Uma delas foi a de ter sempre acompanhamento de um mediador nas escolas para dar suporte aos professores de educação tecnológica e reafirmar a necessidade do desenvolvimento de qualidade do projeto, estabelecendo conversas diárias com gestores e coordenadores das unidades de ensino, além de reposição do material que está em defasagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário