quinta-feira, 27 de maio de 2010

O EDUCADOR HOJE

          
         O Educador Hoje é um projeto do setor de Psicologia para o ano de 2010, com o amparo da Gerência de Saúde Educacional, desenvolvido pelas psicólogas Sabrina V. Seppi e Vanessa B. Scheunemann.
          No dia 03 de março de 2010 demos início ao primeiro encontro com os professores para discutir o papel do professor nos dias atuais. Participou desta atividade pelo menos um representante de cada escola da rede municipal.
        
Segundo encontro do Projeto O Educador Hoje
       Realizado no dia 14 de abril de 2010, foi discutido o comportamento e a prática dos professores no cotidiano das aulas. Abordamos o tema a partir da construção dos tipos de professores pela classificação feita por Gabriel Chalita. Foram selecionados alguns comportamentos mais comuns de professores e dramatizados pelos participantes presentes, logo em seguida, discutimos sobre cada identificação pessoal ou não. As reflexões foram bastante produtivas, pois possibilitaram que cada um falasse da sua prática, inclusive fazendo a autoavaliação do próprio trabalho e a forma de combater as características indesejáveis de cada comportamento em sala de aula.

        Terceiro Encontro: O EDUCADOR HOJE 
       No dia 19 de maio de 2010 foi realizado o último encontro do projeto “O Educador Hoje”.
      Neste encontro foram discutidos temas que norteiam a prática do professor, tais como, a razão da escolha profissional; realização pessoal no desempenho da função; conhecimento do conteúdo programático e as questões que atravessam a aprendizagem; atualização e a conduta do professor foram o foco do tema, assim como as questões éticas inseridas no trabalho dentro e fora da sala de aula.
     Para encerrar as atividades do dia, foram retomados os temas abordados nos outros encontros, relembrando o que foi dito pelas psicólogas e as colocações dos professores. Foi reforçada a importância do segmento deste trabalho dentro da escola – da escuta dos colegas dentro da sala dos professores – e da atenção afetiva que é tão importante para a formação dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário