segunda-feira, 10 de maio de 2010

PSICOLOGIA NA ESCOLA

Psicologia em Ação

       As atividades serão desenvolvidas a partir dos encaminhamentos ao serviço de Psicologia e das solicitações da Gerência de Saúde Educacional/Secretaria Municipal de Educação.
       O trabalho atenderá aos estudantes do município, os professores das escolas municipais e os pais dos alunos da comunidade escolar.
      Em 2010 daremos continuidade aos atendimentos, as avaliações, as visitas na escola e aos encontros com a comunidade através de:
 Triagem – analisa o critério de urgência, ou seja, o paciente que tiver o quadro clínico mais grave será atendido primeiro.

 Atendimento Clínico – tem o caráter de orientação e apoio psicológico em atendimentos breves e pontuais. Será realizado mediante encaminhamento do aluno ou professor a partir da necessidade da escola.
 
 Visita na escola – acontecerá em conjunto com equipe multidisciplinar da SME, é uma estratégia para estreitar o contato e acompanhar os casos e projetos desenvolvidos.
 
 Projetos para 2010
       De acordo com as solicitações no ano de 2009, percebemos que precisávamos adotar novas formas de prestar atendimento.
        Então desenvolvemos projetos para atender a demanda vinda da escola, tais como:
Promovendo Saúde para quem cuida – Cuidar e ensinar os pequeninos são os primeiros passos para constituir a educação de uma sociedade. Investir na educação infantil é também prestar atenção em quem cuida. Oferecer aos professores e monitores os meios de reconhecer melhor sua prática é a proposta deste trabalho.
O educador hoje – sabemos que o professor é responsável pelo seu desenvolvimento profissional e também pela formação de seus alunos. Por isso buscamos através deste projeto manter o professor atualizado e consciente de sua prática pedagógica para a formação adequada de seus educandos.
Falando sobre Drogas na Escola – o caminho para prevenir passa pela informação. Nosso objetivo é dar embasamento aos professores para que possam discutir com seus alunos os mitos, preconceitos e medos trazidos sobre as drogas para dentro da escola.
Educação sexual para professores – visamos promover mudanças no comportamento de professores e adolescentes por meio da revisão de conceitos sobre a sexualidade, combatendo tabus e crendices com informações corretas e científicas.
Educação em Família – é um trabalho da Gerência de Saúde Educacional que tem a meta de integrar a família e a escola através de intervenções planejadas.
Exames Biométricos nas Escolas – a Gerência de Educação Esportiva da SME em conjunto com a Secretaria de Saúde realizam um projeto de mensuração de IMC nas escolas. O setor de Psicologia (SME) dará suporte às questões emocionais dos alunos e familiares participantes deste projeto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário