segunda-feira, 20 de setembro de 2010

ENCONTRO: LEITURA E ESCRITA

                 Sabendo que a leitura leva o ser humano a adquirir conhecimentos, desenvolver a capacidade de resolução de seus próprios problemas, reestrutura conceitos e oferece possibilidades de recreação, atingindo muito mais facilmente a sua realização pessoal, desenvolvemos junto a coordenação da E. M. Aldori Luiz Tolazzi,  uma reflexão, e debate da importância e necessidade da leitura em sala de aula.
               O encontro foi realizado no dia 15/09 matutino com a presença de cinco professores, vice diretor e duas coordenadoras. No dia 16/09 matutino, duas professoras e uma coordenadora,16/09 vespertino, uma professora e coordenadora.
Tópicos abordados:

• Breve reflexão sobre quando foi que aprendemos a ler e no que a leitura ajudou e ainda ajuda em nossas vidas;
• A leitura é importante porque desenvolve...
PERCEPÇÃO: reconhecimento e interpretação da palavra vista.
COMPREENSÃO: etapa em que são captados o estado de espírito e as emoções do autor através da determinação dos significados das palavras dentro do contexto; depende muito das experiências anteriores.
REAÇÃO: o leitor é levado a reagir às idéias e aos personagens.
INTEGRAÇÃO: as idéias expressas no texto se fundem às idéias que o indivíduo já possui. Por isso podemos dizer que ler é pensar; e que através da leitura a criança amplia seus horizontes no tempo e no espaço. É, então, um processo de reação individual, variando muito de pessoa para pessoa, uma vez que cada leitor interpreta, compreende, aceitando ou não aquilo que lê, de acordo com as experiências que possui.
• Leituras que melhor se adéquam às diferentes fases da criança:
Infantil: (até 10 anos) narrativas cativantes;
11 e 12 anos: traça hipóteses, deduz e imagina outras situações a partir da narrativa;

13 e 14 anos: é um leitor crítico;
A partir dos 15: é capaz de refletir com mais profundidade, extraindo de cada leitura uma visão de mundo;
“O que se lê é relevante. O que importa é criar o hábito da leitura.”
(José Mindlin)
“Se não pudermos acrescentar ao ato de ler as nossas vivências e as leituras do mundo, pouco nos servirá o esforço e o tempo despendido nessa tarefa.”
( Paulo Freire)
Não existe uma receita pronta cada profissional deve encontrar o caminho, ler...ler...ler...

BOLO DE MANDIOCA E COCO
1 kg de mandioca
1 lata de leite condensado
1 xícara (chá) de manteiga
5 unidade(s) de ovo
200 ml de leite de coco
100 ml de leite
quanto baste de canela-da-china em pó
2 xícara(s) (chá) de açúcar
50 gr de coco ralado
50 gr de queijo ralado
Rale a mandioca e esprema um pouco em um pano bem fino. Coloque a manteiga, o açúcar e misture bem. Bata no liquidificador o restante dos ingredientes. Misture bem a mandioca.

Coloque em uma forma caramelizada com açúcar queimado, leve ao forno em 180ºC por 40 minutos. Desenforme ainda quente


BOLO PARA LEITURA E ESCRITA
1 kg de textos
1 lata de lápis e canetas
1 xícara de chá de maracujá (ou outro calmante)
5 folhas de ofício pautadas
100 reclamação
100 indagação
quanto baste de comentários
2 períodos no mínimo com
50 minutos de leitura
50 minutos de produção

.
Selecione os textos e distribua um em um. Coloque a turma sentada em fila e misture meninos e meninas. Bata palmas pedindo silêncio. Misture bem os lápis e canetas. Coloque todos para ler 50 minutos silenciosamente, leve-os ao debate a 180ºC e por 50 minutos de produção quente.







Nenhum comentário:

Postar um comentário