sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Coordenação de Educação Infantil


        A Educação Infantil em nosso município está sendo trabalhada com muita responsabilidade e seriedade. Os trabalhos junto a esta faixa etária vêm sendo planejado por todo o corpo técnico da Secretaria Municipal de Educação juntamente com a Secretaria Ana Amélia Junqueira.
        A coordenação de Educação Infantil fornece apoio pedagógico e estabelece as competências e habilidades especifica de acordo com a idade das crianças, auxiliando assim no planejamento diário dos professores.
       Através de observações feitas nas instituições, pudemos perceber o que vem sendo trabalhado e como se tem sido desenvolvido este trabalhado: a integração dos mesmos, o que foi produtivo, a criatividade, a seriedade na elaboração de planos diários e como vem se desenvolvendo um trabalho com comprometimento , enfim, serve de termômetro para saber o que a escola pensa e produz mediante as informações que vem recebendo. Para fazer observações, a equipe pedagógica esteve visitando as instituições de ensino e fazendo intervenções onde julgasse necessária.
       Durante as visitas nessas Instituições Escolares tivemos sempre o objetivo de orientar e mediar conhecimentos e também situações que favoreçam o aprendizado, visando sempre o bem estar das crianças, contribuindo de alguma forma no que as escolas pretendem trabalhar partindo do real em que a escola se encontra.
       Sabemos ainda que o processo de socialização é lento e deve ser contínuo, portanto, orientamos os coordenadores das escolas e das creches, para que estejam sempre atentos a essas dificuldades procurando juntamente com o professor buscar estratégias de como sanar as deficiências encontradas. Auxiliamos também as escolas que iniciaram suas atividades a pouco tempo, como: Escola Municipal Zilda Arns, Edaléio Barbosa de Sousa e CEMEI. Para isso foi elaborada uma ficha diagnóstica do aluno, onde, a escola poderá com este resultado colhido estabelecer metas para sanar dificuldades, registro de avaliação escolar (boletim) que servirá como instrumento de anotações para registrar os avanços da criança, dando um parecer já que a Educação Infantil não recebe conceitos.
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário