sexta-feira, 3 de setembro de 2010

CAPACITAÇÃO DE AVALIAÇÃO DA ACUIDADE VISUAL.

                No ultimo dia 13 de agosto a Gerência de Saúde Educacional, através da coordenação de Educação Inclusiva realizou a capacitação de Avaliação da Acuidade Visual, com o objetivo de orientar e preparar os coordenadores da rede para realizar este trabalho em suas escolas.
               Sabendo que os problemas de visão podem ser evitados ou amenizados com atendimento preventivo, propõe-se que os coordenadores realizem a triagem com os alunos que apresentarem algum sintoma na visão.
                É considerada normal a acuidade visual de 1,0 pela escala de snellen, a pessoa com (Visão Sub Normal) enxerga menos que 0,3 mesmo com o uso de óculos.
               É importante que o professor esteja atento ao desempenho visual de seus alunos, a fim de detectar, de imediato, qualquer déficit a favorecer a integração e o rendimento em sala de aula.
              Durante as atividades, o professor pode observar alguns sinais que indicam dificuldades visuais, tais como sensibilidade à luz; dor de cabeça; estrabismo; nistagmo (tremor dos olhos); franzir das pálpebras; lacrimejamento; desatenção em classe; desatenção ao andar (trombadas e tropeços nos obstáculos que estão ao seu redor); hábito de aproximar-se exageradamente dos livros e cadernos; pender da cabeça para um dos lados durante a leitura; dificuldade em discriminar e parear cores e dificuldade para ler na lousa. O professor através da sua observação deverá repassar o caso ao coordenador ou diretor e assim poderem estar avaliando a acuidade visual deste aluno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário