quarta-feira, 15 de setembro de 2010

AÇÕES DA COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIAS

            
 No retorno às aulas, a Secretaria Municipal de Educação adquiriu a quantia de 1000 pilhas para atender o projeto lego. Foram distribuídas a quantia de 880 pilhas para as escolas da rede municipal que trabalham com a maleta de mecanismos eletrônicos do projeto Lego que atende as escolas do ensino Fundamental I e Robótica Educacional do Fundamental II, expandindo assim a eficiência da metodologia junto aos alunos. As 120 restantes serão utilizadas para reposição e atendimento ao II Desafio de Robótica Educacional que acontecerá dia 11 de novembro de 2010. A aquisição do material de reposição de peças das maletas Lego já está sendo providenciado pela Secretaria Municipal de Educação e em breve já estará em uso.
No mês de julho iniciaram as inscrições para a IV OBR (Olimpíadas Brasileiras de Robótica). O município, pela segunda vez participará com as escolas Jose Cardoso de Lima, Ottomar Schwengber e São Paulo. O número total de alunos inscritos no país foi de 4.094. O Município de Luís Eduardo Magalhães, através da coordenação de Tecnologia Educacional da Secretaria Municipal de Educação, inscreveu 512 alunos das Escolas José Cardoso de Lima, Ottomar Schwengber e São Paulo da Rede Municipal de Ensino.
                A comissão organizadora da OBR divulgou os resultados da prova teórica realizada no mês de agosto de 2009. A escola Ottomar Schwengber foi a melhor colocada na competição. O aluno Bruno Augusto Mancine recebeu medalha de ouro como o melhor colocado da escola e medalha de bronze como um dos melhores colocados estaduais. Além dele, a aluna Mônica Mayumi Mada também recebeu medalha de bronze pela mesma classificação.

        A OBR é uma iniciativa pública, totalmente dedicada às escolas, professores e jovens brasileiros que tem por objetivo despertar o interesse pela ciência e tecnologia utilizando a temática da robótica como "ferramenta para ajudar a aprender".

       Simultaneamente a OBR, o município de Luís Eduardo Magalhães realiza uma competição anual com a finalidade de aliar o conhecimento teórico com a prática desenvolvida em sala de aula nas disciplinas de Matemática e Ciências. O II Desafio de Robótica será realizado em novembro.
        No dia 26 de agosto foi realizada no auditório do GACEA uma capacitação destinada aos coordenadores e professores de Tecnologia Educacional das escolas municipais de Luís Eduardo Magalhães. O objetivo estabelecido foi o de esclarecer a metodologia do projeto para que os coordenadores, nas escolas, possam acompanhar e direcionar as atividades pedagógicas e garantir o funcionamento correto da aplicação da metodologia nas aulas de Tecnologia Educacional.
        Esta capacitação objetivou ainda realizar um processo de socialização entre professores e coordenadores pedagógicos e buscar apoio ao projeto nas escolas. Foram divulgados os resultados do projeto no município que apresentam o expressivo número de 6.198 alunos atendidos da pré-escola ao 5º Ano do Ensino Fundamental I com o projeto LEGO. No Ensino Fundamental II são 1.697 alunos desenvolvendo Robótica Educacional.
         A coordenação de Tecnologias contou com um valioso e competente apoio da Coordenação de Auxilio ao Educador (PROINFANTIL) na organização da capacitação e no desenvolvimento das atividades didáticas e pedagógicas trabalhadas com os capacitandos.
         No período destacado neste relatório esta coordenação esteve em constante visitação às escolas acompanhando o trabalho dos professores e o processo de elaboração das aulas de Tecnologia Educacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário