segunda-feira, 10 de setembro de 2012

XII edição da OILEM / 2012!




   Foi realizada, de 14 a 26 de agosto/2012, a XII edição das Olimpíadas Intercolegiais de Luís Eduardo Magalhães contando com a participação de aproximadamente 5000 alunos da rede pública e particular de ensino, sob a organização da Gerência de Educação Esportiva.



Foram disputados 479 jogos nas modalidades de Futsal, Natação, Basquete, Voleibol, Atletismo, Ginástica Rítmica, Queimada, Tênis de Mesa, Xadrez, Futebol Society, Boliche, Judô, Jiu-jitsu e Capoeira.
Os jogos deram início com a abertura no dia 14/08 com a presença das 28 escolas participantes. A solenidade de abertura iniciou com o desfile das instituições, logo em seguida foi realizado o “juramento” e o acendimento da pira olímpica. Para abrilhantar mais o evento as crianças do Projeto Semeando o Futuro da modalidade de Ginástica Rítmica e Acrobática deram um show de elasticidade, beleza e equilíbrio. No mesmo dia à noite aconteceram os primeiros jogos das modalidades coletivas com 03 (três) jogos de futsal.


De 15 a 17 de agosto foram realizadas as competições das modalidades individuais dando inicio com o atletismo que contou com a presença de mais de 500 competidores nas provas de campo (salto em distância, salto em altura, lançamento de dardo, lançamento de peso) e corridas (1000, 100, 400 e 75mts). A escola que obteve melhores resultados foi a Escola Municipal Ottomar Schwengber sagrando-se campeã geral da modalidade.


As lutas aconteceram na Quadra Dioclécio Severino Ramos, iniciando com a apresentação de capoeira que é realizada para a integração dos alunos sem a visão competitiva, se apresentaram as escolas Amélio Gatto, Apae e Cezer Pelissari. Todos os alunos foram contemplados com medalhas.


Dando continuidade às lutas aconteceram às disputas de jiu-jitsu e judô, com um grande numero de atletas as escolas vencedoras na competição foram a E.M. Ângelo Bosa no jiu-jitsu e o Colégio CMO no judô.














A ginástica rítmica foi realizada no ginásio de esportes, onde as atletas mostraram toda a sua graciosidade em belíssimas apresentações individuais e por equipe. As competições de xadrez e tênis de mesa tiveram também um aumento considerável de atletas. A natação foi realizada no Clube Rio de Pedras e a escola que teve o melhor resultado foi o CMO. 














As competições das modalidades coletivas tiveram seu inicio no dia 18/08 apenas o futsal e o voleibol que tiveram iniciam nos dias 14 e 15. As modalidades coletivas foram realizadas nos espaços do Ginásio de Esportes, Quadra da Avenida JK, Quadra Dioclécio Severino Ramos, Quadra do CEMAC, Quadra do Colégio CMO. Nesse locais foram realizados em média 12 jogos por dia somando um total de 178 jogos de futsal, 39 jogos de voleibol, 18 jogos de basquetebol, 29 jogos de handebol, 29 jogos de vôlei de praia, 29 jogos de futebol society e 145 jogos de queimada. Sendo realizados em 12 dias.
O pedido das entidades de ensino este ano foi atendido e a organização da Oilem conseguiu trazer árbitros federados nas modalidades de Futsal, Basquetebol, Handebol e Futebol Society, a competência dos mesmos que fizeram a diferença durante as competições.
Aconteceram grandes momentos durante os jogos grandes disputas entre escolas. Como a semifinal do futsal entre as escolas CMO x CEMO, que foi considerado o grande jogo da Classe A, bastante comentado também foi à final do futsal classe C masculino entre as escolas do Amélio Gatto x CMO que foi decidido nos pênaltis causando grande alvoroço na arquibancada entre os torcedores. Todas as crianças das classes C e D foram premiadas com medalhas.
Os objetivos da Oilem foram atingidos, entre eles a integração entre as escolas, a promoção do desporto educacional. Isto aconteceu através de jogos que envolveram várias modalidades esportivas, dando oportunidade de participação a um maior número de estudantes, despertando o gosto pela prática dos esportes, com fins educativos e formativos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário