segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

**PALESTRA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Adriana Limaverde
 Pedagoga e Doutora em Educação Brasileira

      O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à idéia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção dentro e fora da escola.
      Ao reconhecer que as dificuldades enfrentadas nos sistemas de ensino evidenciam a necessidade de confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá- las, a educação inclusiva assumiu espaço central no debate a cerca da sociedade contemporânea e do papel da escola na superação da lógica na exclusão. A partir dos referenciais para construção de sistemas educacionais inclusivos, a organização de escolas e classes especiais passa a serem repensadas, implicando uma mudança estrutural e cultural da escola para que todos os alunos tenham suas especificidades atendidas.
Buscando uma educação de qualidade para todos, a Secretaria Municipal de Educação através da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães trouxe a professora representante do MEC, Adriana Leite Limaverde Gomes, Pedagoga e Doutora em Educação Brasileira (Universidade Federal do Ceará).
        O dia primeiro de fevereiro foi um dia especial para os professores da rede municipal de ensino de nosso município, onde Adriana abordou o tema: Inclusão Escolar: Implicações para a prática pedagógica. Ela iniciou fazendo um relato da história da Educação Especial relatando que historicamente a escola se caracterizou pela visão da educação que delimita a escolarização como privilégio de um grupo e que a educação especial vem mudando esta história.
      Adriana ainda ressaltou que cabe a nós professores estarmos estudando e nos especializando para melhor atender nossos alunos. E que ninguém está preparado para ser professor de alunos especiais sem nunca ter sido.
      Construir uma escola inclusiva é um caminho que cada um deve traçar experimentando, construindo suas próprias iniciativas e seu próprio percurso, de acordo com as necessidades, anseios, desejos dos alunos e profissionais, considerando os recursos e potenciais de cada comunidade, ou seja, sua realidade.

Ana Amélia (Secretária de Educação), Sabrina (psicóloga), Márcia (psicopedagoga), Eunice (Coordenadora de Educação Especial), Adriana (palestrante), Marli (Diretora de Educação) e Helena (Gerente de Saúde Educacional)
 
Humberto Santa Cruz (Prefeito Municipal)
 
Professores, diretores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino

Nenhum comentário:

Postar um comentário