terça-feira, 4 de outubro de 2011

SAÚDE EDUCACIONAL


O Atendimento Educacional Especializado nas salas de recursos multifuncionais se caracteriza por ser uma ação do sistema de ensino no sentido de acolher a diversidade ao longo do processo educativo, constituindo-se num serviço disponibilizado pela escola para oferecer o suporte necessário às necessidades educacionais especiais dos alunos, favorecendo seu acesso ao conhecimento.

Sendo assim a coordenação de Educação Inclusiva realizou no dia 26/07 às 14:00 hs na Secretaria de Educação a terceira etapa do Projeto Atendimento Educacional Especial (AEE). Neste encontro falamos da importância da sala multifuncional, o que é o Atendimento Educacional Especializado, objetivo deste atendimento, quem é atendido, como deve ser o trabalho na sala de recursos e como elaborar, executar e avaliar o plano de AEE do aluno.




PROJETO EDUCAÇÃO EM FAMÍLIA.

No dia 18 de agosto de 2011, aconteceu mais uma etapa do projeto Educação em Família realizado pela Gerência de Saúde Educacional de Secretaria Municipal de Educação. O projeto tem como objetivo incentivar a participação dos pais na vida dos filhos, instruindo-os para melhor lidar com situações diversas que envolvem o desenvolvimento humano.

O ciclo de palestras está sendo realizado na Escola Municipal Vânia Aparecida, buscando atender a comunidade no bairro Mimoso II.



As palestrantes, Gilliane Carvalho (Assistente Social) e Karina Strieder (Psicóloga) trabalharam o tema “Violência Doméstica” que caracteriza-se por violência no âmbito familiar e qualquer ato, omissão ou conduta que provoque sofrimentos físicos, sexuais, psicológicos ou econômicos, de modo direto ou indireto, por meio de ameaças, enganos ou qualquer outro meio, a qualquer pessoa que habite na mesma casa (pai, filhos, conjugue companheiros ou namorados e ainda crianças, jovens e idosos).

A conscientizando das pessoas a denunciar qualquer ato de violência e orientações de como procurar ajuda fez parte da temática do dia.

Segundo o Ministério da Saúde, as agressões constituem a principal causa de morte entre crianças e jovens com idade 5 a 19 anos. A maior parte dessas agressões provém do ambiente doméstico.

A participação do público foi muito satisfatória, demonstrando atenção e seriedade em relação ao tema e interagindo diretamente através de perguntas e depoimentos enriquecendo ainda mais o momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário