segunda-feira, 17 de outubro de 2011

SAÚDE EDUCACIONAL: AÇÕES!

Palestra na Escola Municipal Onero Costa da Rosa

 

Aconteceu no dia 29 de setembro/2011, palestra com alunos do 6º ao 9º ano, realizada pela psicóloga da Secretaria Municipal de Educação, Sabrina Seppi, sobre o tema “Droga: to Fora!”.

A intenção da palestra foi alertar, prevenir e conscientizar os jovens estudantes acerca dos prejuízos decorrentes do uso de drogas. Infelizmente nossos jovens são os principais alvos e consumidores destas substâncias, tanto legais como ilegais, que causam dependência e sérios riscos para saúde, podendo inclusive levar à morte.

Percebe-se que os adolescentes possuem uma tendência a minimizar a gravidade do assunto, achando que eles estão no controle de suas vidas, muitas vezes confiando nas pessoas erradas principalmente numa tentativa de pertencer ao grupo, de se sentirem aceitos.

Fatores como insegurança, insatisfação com a vida, busca do prazer e baixa autoestima podem levar o jovem a experimentar drogas pela primeira vez, mas, estudos mostram que o maior fator é mesmo a curiosidade.

Falar sobre Drogas nunca é suficiente. A prevenção deve realizada por vários setores da sociedade já que suas consequências interferem diretamente na vida de todos e não somente do usuário e de sua família.



Luis Eduardo Magalhães, Contra o Tabaco e a Favor da Vida!

Palestras aos alunos de EJA

Em comemoração ao Dia Nacional da Luta contra o Tabaco que aconteceu dia 29 de agosto de 2011, a Prefeitura de Luis Eduardo Magalhães, através das Secretarias de Educação, Saúde e Meio ambiente, realizou diversas ações em prol da campanha antitabagismo.

Uma das ações da Secretaria de Educação foram palestras realizadas pela psicóloga Sabrina Seppi nas turmas de EJA (Educação para Jovens e Adultos) em três escolas do Município.

O foco principal da palestra foram as consequências do uso do tabaco, ressaltando que o tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde uma doença, pois a nicotina presente no cigarro causa dependência e provoca alterações físicas, emocionais e comportamentais na pessoa que fuma.

O cigarro é uma droga que contém mais de 4700 substâncias químicas, 60 cancerígenas, e está associado a diversos tipos de doenças. É a principal causa evitável de morte prematura nos países industrializados.Atualmente o tabaco mata 5 milhões de pessoas a cada ano. No Brasil, cerca de 200 mil pessoas morrem atualmente em decorrência do cigarro.

Esta realidade nos mostra que ainda temos muito que discutir sobre o tema, tanto no âmbito da prevenção quanto da intervenção, e com certeza a conscientização de fumantes e não fumantes de todas as faixas etárias é uma das alternativas para combater o tabagismo.

Os prejuízos causados pelo tabagismo passivo também mereceu destaque assim como os tipos de tratamento e os riscos para o meio ambiente.

ESCOLA M. OTTOMAR SCHWENGBER


ESCOLA M. JOSÉ CARDOSO DE LIMA



ESCOLA M. CEZER PELISSARI

Nenhum comentário:

Postar um comentário