quinta-feira, 12 de julho de 2012

CAPACITAÇÃO EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

 
A Secretaria Municipal de Educação de Luis Eduardo Magalhães tem viabilizado a capacitação de educadores na área Educação Inclusiva com as Coordenadoras de Educação Inclusiva Eunice Mariussi e Márcia de Oliveira. 
Percebeu-se a necessidade, através de relatos, verificando que seria preciso fazer um trabalho onde possibilitasse a participação de todos os professores que trabalham com alunos especiais para uma maior segurança no trabalho e um melhor desenvolvimento do aluno incluído.


Aos 20 de abril foi realizada a primeira reunião com coordenadores, professores de Atendimento Educacional Especializada (AEE) e professores que acompanham os alunos especiais na sala de aula regular para esclarecer como seria o trabalho durante o ano com estes profissionais.
Foram esclarecidas algumas dúvidas:
      - Como funciona a sala de recursos;
  - Função do profissional da sala de recursos;
      - Clientela da sala de recursos;
      - Como deve ser o trabalho do professor acompanhante;
      - Direito dos professores acompanhantes terem estudos complementares.

Definiu-se com todos os presentes, registrado em ata,  que os encontros com professores de AEE aconteceriam uma vez por mês para realizarmos estudos sobre as deficiências e como esta sendo desenvolvido o trabalho na sala de recursos.Com os professores acompanhantes estes encontros acontecerão uma vez a cada unidade para apresentarem o projeto trabalhado na escola.

 No dia 29 de junho aconteceu o segundo encontro com os professores da sala de recursos das escolas do município, que são oito, com objetivo de identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação do aluno, considerando suas necessidades específicas.

O Atendimento Educacional Especializado contempla e/ou suplementa a formação do aluno, visando sua autonomia na escola e fora dela, constituindo oferta obrigatória do sistema de ensino.
Efetivar a articulação pedagógica entre os professores que atuam na sala de recursos multifuncionais e os professores das salas de aula comum, a fim de promover as condições de participação e aprendizagem do aluno, são objetivos dos encontros mensais com os professores onde eles podem tirar suas dúvidas e trocar experiências para um melhor trabalho na rede.

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