quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

ENCERRAMENTO DO PROJETO EDUCAÇÃO EM FAMÍLIA


A Importância da Espiritualidade na Família
         No dia 25 de novembro aconteceu o encerramento do Projeto “Educação em Família”. Foram nove encontros abordando diversos temas. Neste último encontro o tema trabalhado foi “A Importância da Espiritualidade na família”. Tivemos como palestrante o Sr. Claudomiro Garrocini, professor e membro da Pastoral do Batismo da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.
        A Diretora de Ensino, Senhora Marli Cenci fez a abertura do encontro falando sobre a importância dos temas trabalhados anteriormente no projeto para a formação de valores na vida da família. Parabenizou a persistência da maioria da comunidade na participação de todas as palestras, ressaltando a importância da continuidade do Projeto para o próximo ano. Enfatizou que a espiritualidade e a religiosidade auxiliam o indivíduo a se aprimorar através de atitudes solidárias, promovendo valores éticos e morais bem como melhorando as relações interpessoais.
No início das colocações o Sr. Claudomiro falou sobre a importância da espiritualidade e da religiosidade na vida das pessoas, em como é importante que todos tenham uma crença, uma fé. A iniciação deve começar desde cedo, pois permitirá um crescente desenvolvimento da fé ao longo da vida do indivíduo.
O ser humano está em constante desenvolvimento, tanto no aspecto biológico como no psicológico, e assim também deve ser no espiritual. Se é importante cuidar da saúde, da alimentação, para ter uma vida saudável, há que se desenvolver no indivíduo a necessidade do cuidado no que diz respeito à espiritualidade, à religiosidade.
      A espiritualidade não está, necessariamente, ligada a uma religião específica, mas sim ao modo como o indivíduo procura viver, se relacionar, atuar na família ou na sociedade, buscando proporcionar a si e aos que nos cercam ambientes agradáveis, equilibrados e serenos, onde seja prazeroso permanecer, se relacionar, trocar experiências, com a prevalência da amizade, do amor, do respeito, do carinho, do bom humor, da solidariedade, facilitando a convivência harmoniosa entre pessoas de diferentes credos e classes sociais.
     Para finalizar sua explanação, comparou a espiritualidade com a parábola do joio e do trigo... “se formos semeadores de joio colheremos violência, drogas, tristezas... mas se semearmos trigo colheremos bons frutos... paz, solidariedade, amor, conquistas, vitórias enfim, através da religiosidade é possível ter motivação para viver e enfrentar dificuldades, superar com mais facilidade desafios e manter-se emocionalmente saudável”.
       Após a reflexão sobre Espiritualidade a Psicóloga Sabrina conduziu a leitura da mensagem “O Verdadeiro Espírito do Natal”, refletindo sobre a importância de fazermos do Natal uma atitude permanente e não uma festa com hora e dia marcados.
      Em seguida convidou todos para acompanharem e cantarem música “Oração da família”, gerando um momento de emoção em todo o grupo. Dando continuidade, a Prof.ª Márcia convidou todos para a oração do Pai Nosso.
     Para encerrar o momento as profissionais da Gerência de Saúde Educacional sortearam vários brindes entre os participantes doados pelas empresas parceiras: Supermercado Horti Fruti, Supermercado Santo Antônio, Mercado Rio Grandense, Doce Café, Mercado Tio Tala, Mundo das Variedades e Bunge Fertilizantes, fechando esse primeiro ciclo de palestras com chave de ouro!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário