terça-feira, 22 de junho de 2010

A importância da família na educação dos filhos

 
         O quinto encontro do Projeto Educação em Família, desenvolvido com os pais do Bairro Santa Cruz, aconteceu no dia 17 de junho. Desta vez a palestra que abordou o tema “Importância da Família na Educação dos Filhos”, foi explanada pelo Pastor Martiniano Silva da Igreja Evangélica Luterana do Brasil.
      A Secretária de Educação, Ana Amélia Junqueira, fez a abertura do encontro dando as boas vindas e apresentando o palestrante.
     Martiniano abordou a constituição da família, desde a mais tradicional até a atual com seus valores e divergência na sociedade. A Família é um grupo de pessoas unidas por laços de parentesco ou não, no qual se observam todos os diferentes tipos de conduta humana: amor, ódio, violência, mentira, ternura, honestidade, noções de propriedade privada e comunitária, manipulação do poder e de emoções e hierarquia de funções. Temos hoje em nossa sociedade diferentes estruturas familiares onde faz-se necessário um resgate do vínculo afetivo entre os membros assim como, uma profunda valorização desta instituição.
     Todos têm uma família que pode ser fonte de estímulo para a independência ou de repressão e submissão de acordo com os padrões de dominação ou de “Democracia”, que forem exercidas nelas. Como tal, a família é uma experiência única que não se pode trocar.
Vários fatores adversos afetam a família do mundo atual. É incalculável o número de casais que se dissolvem de seu vínculo informal com facilidade diante dos problemas que envolvem esse tipo de relação descompromissada entre si. Outro fator é o pouco tempo de convivência entre seus membros e a falta de qualidade de vida para os filhos. Nos últimos anos vê-se um alarmante aumento de instabilidade emocional nas crianças que não estão recebendo o afeto e o amor de quem tem a responsabilidade de lhes oferecer.

       A falta de educação, limites e controle das crianças e jovens ficam evidentes nas escolas, onde o professor é incumbido de exercer o papel de pais e mãe ausentes. O reflexo desse descaso aparece na sociedade, no comportamento alienado e irresponsável dos adolescentes, na gravidez precoce, aumento da violência e do consumo de drogas.
        Por isso é importante promover a harmonia nas famílias para que as crianças e jovens cresçam cientes de seu próprio valor e papel em relação ao mundo. É fundamental a formação em valores morais e comportamento ético e adequado para sabermos julgar corretamente as coisas e encarar os desafios da vida.

        A Gerente do projeto Helena Franciscon agradeceu a contribuição do Pastor Martiniano entregando-lhe uma lembrança, lembrou os participantes da data do próximo encontro e realizou o sorteio do brinde que foi entregue pelo Pastor.

         Concluindo a palestra, a psicóloga Sabrina Seppi apresentou uma mensagem de encerramento “Os Mandamentos para a Paz na Família” agradecendo em nome da equipe a participação de todos. Foi oferecido no final dos trabalhos um saboroso lanche a todos os participantes.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário