No dia 15 de junho, aconteceu o segundo momento da capacitação sobre Deficiência Intelectual, promovido pela Gerência de Saúde Educacional da SME.
Neste encontro participaram os coordenadores das escolas municipais e professores que atuam nas salas multifuncionais onde foram abordados assuntos específicos a essa deficiência e estratégias para o trabalho em sala de aula.
A profissional da Secretaria, Helena Franciscon abordou o assunto específico às dificuldades de aprendizagem. “A Dificuldade de Aprendizagem tem sido tão valorizada que até “Dificuldades” próprias do processo ensino aprendizagem vem sendo encarados como distúrbios. Salientou ainda, as causas das dificuldades de aprendizagem e situações pedagógicas adequadas ao desenvolvimento cognitivo de nossos educandos que apresentam esta dificuldade.
No transcorrer da explanação apresentaram estratégias e situações pedagógicas adequadas para cada deficiência bem como, várias formas de trabalhar cada dificuldade através de material concreto. Foi apresentando um vídeo onde mostram escolas inclusivas que estão dando certo, com depoimentos de professores, alunos e pais. O vídeo mostrou que a inclusão depende de cada um aceitar e trabalhar por ela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário