O projeto visa o fortalecimento da Inclusão de alunos com necessidades especiais através de aprendizagem mediada e significativa, assegurando ao aluno o recebimento de tratamento individualizado em consonância as suas necessidades e como ao ensino de qualidade.
Um ensino significativo é aquele que garante o acesso ao conjunto sistematizado de conhecimento como recursos a serem mobilizados. Com esta perspectiva a Secretaria Municipal de Educação de Luís Eduardo Magalhães prioriza a organização do sistema de ensino, que oferece a cada aluno a real qualidade de Ensino Educacional, reconhecendo e respeitando a cada um de acordo com suas potencialidades e necessidades.
No inicio de 2010, faremos o diagnostico inicial nas escolas, para darmos continuidade aos atendimentos e orientação aos profissionais que atuam com alunos que apresentam alguma deficiência.
Ressaltamos que a inclusão causa uma mudança de perspectiva educacional, pois não limita-se a ajudar somente os alunos que apresentam dificuldades nas escolas, mas apoiar a todos: professores, pessoal administrativo, para que obtenham sucesso na corrente educativa geral.
Para garantir esse sucesso, a Secretaria de Educação, promoverá Formação Continuada aos professores e Cursos :
Intelectual
Auditiva
Visual
Distúrbios de aprendizagens
Síndromes
Projeto Capacitar para Incluir
O objetivo é contribuir para a reflexão sobre as ações dos professores e orientá-los sobre as deficiências e a forma de se trabalhar com esses alunos.
O projeto será realizado pela equipe de Coordenação Inclusiva, tendo a participação dos professores da Rede Municipal. O curso contribuirá com a Formação de Multiplicadores no processo da Inclusão Educacional.
Salas multifuncionais fortalecem a Inclusão
O município de Luís Eduardo Magalhães pleiteará salas multifuncionais que tem por objetivo atender com qualidade, alunos com deficiências – Transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotadas – matriculados nas classes comuns do Ensino Regular.
Iniciaremos com três salas, dando continuidade aos projetos iniciados pelas escolas:
Sala de Atendimento Educacional Especializado Deficiência Auditiva – Escola Mun. Amábilio Vieira dos Santos.
Sala de Atendimento Educacional Especializado Deficiência visual – Escola Mun. Onero Costa da Rosa.
Sala de atendimento Educacional Especializado Deficiência Intelectual- Escola Ivo Hering
Nenhum comentário:
Postar um comentário