quarta-feira, 13 de julho de 2011

AÇÕES DA EQUIPE DE SAUDE EDUCACIONAL.



Em comemoração ao dia das mães, foi realizada pela psicóloga Sabrina Seppi da Secretaria Municipal de Educação dia 06 de maio de 2011, uma palestra para mães da Escola São Paulo na comunidade Novo Paraná.

O objetivo da Escola era proporcionar uma tarde agradável às mães da comunidade, e em meio a dinâmicas e sorteios de brindes, a psicóloga falou sobre os desafios da mulher contemporânea.

Em clima de descontração foi abordado temas como Maternidade, Mercado de Trabalho, Sexualidade e Saúde da Mulher.
 
Dando continuidade ao trabalho realizado dia 13 de abril com as alunas da Escola Municipal São Paulo, a Psicóloga Sabrina Seppi realizou dia 20 de abril o encontro com os meninos, mas desta vez abordando o tema “Drogas: diga não!”.
Durante o encontro a psicóloga deu destaque maior ao crack, droga extremamente perigosa, mais forte que as outras e que pode causar dependência logo no primeiro uso.

 
 
 
 
 

A convite da direção do CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil), a psicóloga Sabrina Seppi da Secretaria Municipal de Educação, participou do encontro para pais realizado pela instituição no dia 01 de abril de 2011.

O tema abordado pela psicóloga foi “Escola e Família Juntos na Educação”. A palestra teve como objetivo mobilizar e esclarecer aos pais que a parceria entre pais e a instituição é fundamental para o desenvolvimento adequado das crianças, assim como, o que é de responsabilidade da instituição (educação formal) e o que é de responsabilidade dos pais.


No dia 21 de junho de 2011, a psicóloga Sabrina Seppi realizou um palestra para os alunos do EJA (Educação para Jovens e Adultos) da Escola Municipal Cézer Pelissari. A psicóloga foi convidada pela coordenação da escola que já vinha desenvolvendo um trabalho de “Educação Sexual”.

 Encerrando o momento, foram expostos os métodos contraceptivos mais eficazes e os menos eficazes, e as principais DSTs. Os alunos demonstraram bastante interesse no conteúdo, interagindo através de perguntas e comentários 



A palestrante buscou abordar desde o início da puberdade com as modificações que acontecem no corpo humano; a adolescência como fase fundamental para o desenvolvimento da personalidade e início da vivência da sexualidade adulta; as causas e consequências da gravidez precoce e os comportamentos sexuais típicos da adolescência destacando a falta de pudor e respeito nas relações entre eles atualmente.

VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRANSTORNOS E
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM



Aconteceu nos dias 09 e 10 de abril, em Belo Horizonte – MG, mais uma edição do Congresso Internacional de Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem e, pelo segundo ano consecutivo a Secretaria Municipal de Educação foi representada por duas profissionais da área, a Psicóloga Sabrina Seppi e a Psicopedagoga Márcia de Oliveira.

O foco do evento foram as atualidades da neurociência e da psicologia para a educação, destacando o processo de aprendizagem e como identificar, encaminhar e lidar com as dificuldades e transtornos em sala de aula.

Os palestrantes de renome internacional apresentaram temas como TDAH, autismo, dislexia, disgrafia e as bases neuropsicológicas do desenvolvimento humano e as contribuições para a prática pedagógica.

Ficou claro entre as colocações dos especialistas que atualmente, não é possível mais o educador se dedicar apenas à pedagogia para resolver os problemas de sala de aula. Hoje o cérebro, muito recebeu de contribuições da neurociência e, por isso, devemos repensar nossas ações a partir dessa nova informação do campo do saber.

IMPORTANTE LEMBRAR: As palestras feitas por profissionais que não sejam do corpo docente da escola são muito úteis para a sensibilização do corpo docente, dos funcionários, dos pais e dos alunos, porém, a escola deve ser responsável por um processo pedagógico contínuo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário