quarta-feira, 15 de junho de 2011

CAPACITAR PARA INCLUIR: PALESTRA SOBRE DISLEXIA.















Com o objetivo de contribuir para a reflexão sobre as ações dos professores e orientá-los sobre as deficiências, transtornos e formas de trabalhar com esses alunos, a Secretaria Municipal de Educação através da Gerência de Saúde Educacional (coordenação de Educação Inclusiva) que desenvolve o projeto Capacitar para Incluir (Atendimento Educacional Especializado), promoveu no dia 20 de maio o primeiro encontro para capacitação para professores da sala de recursos (Atendimento Educacional Especializado) na secretaria. E no dia 08 de junho as 15:00h no Hotel Paranoá, uma palestra sobre Dislexia com a Dra. Fathima Oliveira, fonoaudióloga Especialista em Motricidade Oral, Voz e Linguagem.

A palestra contou com a presença da Secretária de Educação Madalene Mariussi, coordenadores e professores que trabalham com alunos especiais na rede municipal de Luis Eduardo Magalhães.

A Dra. Fathima abordou o tema com propriedade, utilizando uma linguagem clara e objetiva facilitando o entendimento de todos os presentes. Esclareceu que a dislexia é um distúrbio da aprendizagem na leitura, escrita e soletração, e sua causa é uma alteração no padrão neurológico do cérebro, e pode ser genético ou adquirido por algum trauma.

A palestrante destacou sintomas da dislexia e de que forma o professor e a escola devem agir frente a suspeita do quadro. Em oposição à opinião de muitos, podemos afirmar que o disléxico pode contornar suas dificuldades e encontrar seu caminho. Para isso é de fundamental importância o apoio dos pais, da escola e de atendimento especializado por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo e neurologista.


Lembrando sempre que nenhum diagnóstico pode ser limitante e conclusivo e sim um ponto de partida.





Nenhum comentário:

Postar um comentário