Violência Doméstica
Aconteceu no dia 26/08/10 o sexto encontro do Projeto Educação em Família que contou com a participação da Promotora de Justiça Semiana S. Oliveira Cardoso. A Promotora abordou o tema Violência Doméstica dando ênfase principalmente na violência contra a mulher.
Estavam presentes no evento, pais e alunos do bairro Santa Cruz, a Secretária de Educação Ana Amélia Junqueira, Secretária de Saúde Dra. Maira de Andrada Santa Cruz, Secretária de Cultura Tereza Minoto, Vereador Ariston Aragão, diretores das escolas e representantes da Secretaria Municipal de Educação. A abertura do evento foi realizada pela Secretária Ana Amélia que agradeceu a disponibilidade da Promotora apresentando a mesma para o público.
Dra. Semiana esclareceu o que é a violência contra a mulher e suas diversas formas de manifestações, sendo a agressão física somente uma delas. Frequentemente antes de ocorrer a violência física ocorrem episódios de violência psicológica, caracterizada pela agressão verbal e ameaças produzindo danos morais, e a violência sócio-econômica que envolve controle da vida social e dos recursos econômicos da vítima.
Destacou a lei Maria da Penha, seu histórico e suas aplicações. Dentre as várias mudanças produzidas pela lei está o aumento do rigor das punições das agressões contra a mulher quando ocorridas no âmbito doméstico. O medo que a vítima de violência sente em fazer a denúncia em função das possíveis conseqüências, também foi tema da discussão. Os alunos participaram ativamente da palestra com exemplos e questionamentos. A Promotora se colocou a disposição para esclarecimentos e qualquer tipo de denúncia.
Ao final, como de costume, foi sorteado um prêmio para os participantes entregue pela palestrante e servido o lanche.
Nenhum comentário:
Postar um comentário