Vislumbrando ações que contribuam com as práticas educativas desenvolvidas na escola, a coordenação das escolas da zona rural buscou articular o processo ensino-aprendizagem, no sentido de propor espírito de parceria e coletividade, partilhando responsabilidades com as escolas.
Estabelecendo uma relação de respeito e confiança, e exercendo a troca de saberes que passam pelo processo de saber ouvir, saber ver e saber falar, a respeito dessa articulação, objetiva-se com este trabalho, garantir o aperfeiçoamento do professor e a qualidade do processo de ensino/aprendizagem.
Ação específica desta coordenação, a Oficina de Matemática, desenvolvida nas escolas da zona rural e algumas do centro, teve o objetivo sugerir situações de intervenção com jogos para favorecer a construção do conhecimento lógico-matemático.
Escola Municipal São Francisco (Vila Buriti)
O ensino dessa disciplina com o auxílio de jogos pode potencializar as capacidades dos alunos, ampliando as possibilidades de compreender e transformar a realidade, sobretudo porque eles não apenas divertem, mas também extrai das atividades materiais suficientes para gerar conhecimento, interessar e fazer com que os estudantes pensem com certa motivação.
Escola Municipal Henrique de Freitas (Assentamento Rio de Ondas - Vila II)
Escola Municipal São Paulo (Novo Paraná)